quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lutas, Artes Marciais e Esporte de Combate



*Primeira aula prática do dia 01/08/2012*



Objetivo Geral: Classificar lutas, artes marciais e esporte de combate, a ação motora existente e as distâncias.


* Classificação!!!


--> ORIGEM: Ocidental e Oriental

--> AÇÃO MOTORA (Golpe): Domínio e Percussão

*Domínio: Agarrar.

*Percussão: Tocar.

-->DISTÂNCIA: Curta e Longa





** Os Exercícios Práticos!!!


Atividade 1 - Em um círculo com todos os alunos cada um fez sua apresentação, falava seu nome e realizava um golpe de luta. Ao final todos os alunos repetiu o nome de todos e realizando o golpe demonstrado.

Objetivo: A socialização entre os alunos com a professora.


Atividade 2 - Cada aluno com uma folha sulfite, todos ao mesmo tempo andava pela sala e ao comando da professora teria que colocar o papel na parte do corpo pedida e continuar caminhando (ex: cabeça, ombro).

Objetivo: Esquema corporal.


Atividade 3 - Cada aluno colocou a folha no chão na sua frente, assim a professora comandava quando o aluno teria de estar dentro da folha, fora, ou para os lados, direito ou esquerdo.

Objetivo: Organização espacial e lateralidade.


Atividade 4 - Cada aluno pegou sua folha e fez uma luva de papel enrolando em sua mão de preferência, todos se espalharam pela sala caminhando, quando a professora comandava qual parte do corpo tocar se juntava em dupla com o colega mais próximo e fazia o toque na parte do corpo indicada, após a atividade foi realizada com os alunos correndo de costas pela sala depois correndo de lado.

Objetivo: Luta de percussão (toque) distância media.


Atividade 5 - Com o mesmo papel os aluns formaram duplas e ficaram de joelhos no chão um de frente para o outro, com apenas um dos papéis no chão no meio da dupla ao comando do professor um dos alunos da dupla teria que pegar o papel e proteger o mesmo, o outro aluno teria que tentar pegar o papel do companheiro porém nenhum dos dois poderiam se levantar.

Objetivo: Luta de domínio (agarrar) distância curta.


Atividade 6 - Os alunos pegaram sua folha e fizeram uma espada de papel segurando em sua mão de preferência, todos se espalharam pela sala caminhando, quando a professora comandava qual parte do corpo tocar teria de acertar os colegas na parte solicitada, após os alunos se juntavam em duplas com o colega mais próximo e fazia o toque na parte do corpo indicada, após a atividade foi realizada com os alunos correndo de costas pela sala depois correndo de lado.

Objetivo: Luta de percussão (toque) distância curta.


Atividade 7 - Para finalizar foi realizado um relaxamento com os alunos.

Um comentário: